top of page

Doshas

Para entender o tratamento ayurvédico, é necessário ter uma ideia de como o sistema ayurvédico vê o corpo. A base da força de vida no corpo  é prana, que também se encontra nos elementos e é semelhante à noção chinesa de Ki. No Ayurveda, há cinco elementos básicos que contêm prana: terra, água, fogo, ar e éter. Esses elementos interagem e são mais organizados no corpo humano como três categorias principais ou princípios fisiológicos básicos do corpo que regulam todas as funções corporais conhecidos como DOSHAS. Os três doshas são vata, pitta e kapha. Cada pessoa tem uma combinação única dos três doshas, ​​conhecidos como prakriti (essência), razão pela qual o tratamento ayurvédico é sempre individualizado. No Ayurveda, a doença é considerada como um estado de desequilíbrio em um ou mais dos doshas de uma pessoa, e o terapeuta ayurvédico tem como objetivo ajustar e equilibrá-los, utilizando uma variedade de técnicas.  

O dosha Vata está associado com o ar e éter, e no corpo promove a circulação e leveza. Pessoas Vata são geralmente magras e fisicamente leves, pele seca e clara, e muito enérgicas e mentalmente inquietas. Quando Vata está fora de equilíbrio, muitas vezes há problemas nervosos, hiperatividade, insônia, dores nas costas e dores de cabeça. 

 

O dosha Pitta está associado com o fogo e a água. No organismo é o responsável pelo metabolismo e digestão. Características Pitta são corpos medianos, pele clara, forte digestão e boa concentração mental. Desequilíbrios Pitta aparecem como raiva e agressão e as condições relacionadas ao estresse, como gastrite, úlceras, problemas de fígado e hipertensão. 

 

O dosha Kapha está associada com a água e a terra. Pessoas que tem características Kapha são geralmente grandes ou pesadas ​​com tez mais oleosas. Eles tendem a ser lentos, calmos e tranquilos. Desordens Kapha manifestam emocionalmente como ganância e possessividade, e fisicamente como obesidade, fadiga, bronquite e problemas de sinusite.
 

De acordo com o princípio da constituição do corpo físico em Ayurveda, os doshas são responsáveis ​​pelas tendências físicas e emocionais da mente e do corpo, e, juntamente com os sete dhatus (tecidos) e três malas (produtos residuais) compõem o corpo humano. Os atributos dos doshas e sua combinação específica de cada indivíduo ajuda determinar as características físicas e mentais do indivíduo, enquanto o desequilíbrio entre os doshas é a causa da doença. Qualquer um dos três princípios: kapha (terra e fogo), pitta (fogo e água) e vata (éter e ar), que, de acordo com a construção ayurvédica, são os constituintes que orquestram as funções mentais e fisiológicas de uma pessoa, incluindo o metabolismo e tipo mente / corpo. Quando sabemos nossa constituição, nosso dosha, podemos viabilizar nossa dieta, exercícios, e outras rotinas diárias para maximizar a nossa saúde e prevenir a doença.

CARACTERÍSTICAS DOS DOSHAS

Pessoas com o dosha Vata predominante exibem características físicas e emocionais ligadas às qualidades elementares de espaço / akasha e ar / vayu. São muito ativos, inquietos e cheios de energia. Têm metabolismo rápido, por isso são muitas vezes magros, com pouco desenvolvimento muscular e articulações salientes que podem fazer ruídos. Sua pele é seca, áspera e fina com  veias visíveis. Hábitos pessoais são irregulares, com apetite e desejo sexual variando entre extremos, tem sono leve, são facilmente perturbados e propensos a insônia. Sua fala e movimento é geralmente rápido, são falantes e desfrutam de todas as formas de comunicação. Seu pulso é rápido, fraco e irregular. Não gostam de ambientes frios, ventosos ou secos e refrigerados sentem  frio rapidamente e tremem facilmente. Extremidades (mãos e pés) são muitas vezes frios. Mentalmente e emocionalmente são rápidos. Exibem com facilidade suas emoções, determinam rapidamente se gostam ou não gostam de alguma coisa. Assimilam conhecimento e são geralmente intelectuais, mas sua retenção é pobre. O dinheiro é gasto de forma rápida e impulsivamente. Demonstram alta criatividade, inovação e sensibilidade.  Indivíduos com esta natureza são introspectivos, tímidos, modestos e tem pouca confiança. São muitas vezes inquietos e impacientes, mas muito flexíveis e adaptáveis as mudanças. Pessoas com Vata dosha predominante muitas vezes sentem-se ansiosos, preocupados ou estressados especialmente em ambientes estranhos, apertados ou ruidosos. Eles são mais propensos a ser solitários, ou não-conformistas.   As funções relacionadas com este dosha têm todas a ver com o movimento (desde o de uma molécula ao do pensamento), a atividade, a vitalidade e a respiração, o que é explicado pela sua combinação de éter e ar. É a força impulsionadora que inicia a atividade e mantém o fluxo. As doenças Vata incluem a maioria das perturbações do sistema nervoso, dores de cabeça, insônias, paralisias, epilepsia, prisão de ventre e artrite. Elas revelam movimentos anormais das energias do corpo, dores, atrofia dos tecidos, frio e secura. O dosha Vata é agravado durante o Inverno e o Outono. Uma dieta para desequilíbrio de Vata inclui, por exemplo, alimentos que tendem a criar mais estabilidade, solidez e constância na fisiologia irrequieta de uma pessoa Vata. Assim, uma pessoa cujo dosha predominante seja Vata deve assegurar que a sua alimentação não provoque um aumento ainda maior do seu Vata. O dosha Vata é o que mais facilmente se perturba e afeta os outros doshas. De acordo com a Ayurveda o dosha Vata é um dos principais causadores de dores e doenças. E isso deve-se, normalmente à obstrução dos seus canais de circulação. 

VATA (ar e éter)

Pessoas com o dosha Pitta predominante exibem o fogo / agni como elemento característico. Eles são de estatura mediana, com maior desenvolvimento muscular do que o exibido pelo Vata. Sua pele é macia e quente, e eles têm uma grande quantidade de calor do corpo e muitas vezes transpiram excessivamente. O seu cabelo é fino e muitas vezes avermelhado ou loiro, e eles podem experimentar envelhecimento prematuro, calvície ou queda de cabelo excessiva. Sua pele enrubesce  facilmente e muitas vezes podem ter sardas e pintas. Sua pele desenvolve acne, erupções cutâneas, contusões ou queimaduras solares facilmente. Seus desejos (apetite, sexo) são fortes por natureza. O sono é moderado e não é facilmente perturbado. O pulso é forte e estável. Indivíduos com pitta dosha predominante falam alto e apaixonadamente, e muitas vezes dominam a conversa. Têm uma aversão ao calor e luz solar, e seus olhos são sensíveis.  Em temperamento, são extrovertidos e gostam de ser o centro das atenções. Embora eles geralmente possam controlar suas emoções, podem tornar-se irritados, com raiva e estressados. Os distúrbios de Pitta ocorrerão quando o elemento fogo aumentar, seja devido a razões externas (clima) ou à alimentação. Podem desenvolver doenças como gastrite, queimação, úlcera, problemas de pele, como psoríase, alergias, acne, febre, doenças inflamatórias (as “ites” são doenças inflamatórias, e portanto associadas ao excesso de Pitta) hemorragias e  diarréia. Assim como para os demais doshas, o equlíbrio de Pitta deve ser mantido por meio de uma rotina diária e dieta adequada. De um modo geral, uma vez que em Pitta predominam os elementos fogo e água, idealmente devemos priorizar tudo que possua características opostas, especialmente o frio. O dinheiro é gerido com prudência. Eles são decisivos, agressivos, ambiciosos e determinados, muitas vezes aspiram a posições de liderança. Eles gostam de esportes e jogos competitivos, seja como espectadores ou participantes. Sua inteligência é alta,  têm uma boa percepção e um grande senso de discriminação.

PITTA (fogo e água)

KAPHA (água e terra)

 

Pessoas com o dosha Kapha predominante exibem água e terra como elemento característico. Tem energia uniforme, movimentos lentos e graciosos. Personalidade tranquila e relaxada, custam a ficar zangados. A voz é agradável, profunda e melodiosa. Pele fria, suave, espessa, pálida e frequentemente oleosa, tem  tez agradável e radiante,  olhos profundos, escuros, azuis, grandes.  Cabelos finos, escuros, sedosos e ondulados. Dentes fortes e brancos. Custa a captar novas informações, mas depois que as assimila costuma retê-las. Tem Sono pesado e prolongado, difícil de levantar (oito a dez horas de sono necessárias). É pesado com tendência para a obesidade. Digestão lenta, fome moderada, deve preferir alimentos picantes, amargos e adstringentes cozidos com temperos, mas não muito oleosos. Afetuoso, tolerante, magnânimo. Propensão para ser possessivo. Satisfeito consigo mesmo. Os sonhos têm tendência para serem românticos, com sentimentos calorosos, sonha pouco, com parentes e amigos. Gosta do que envolve água, cozinhar, arranjos da casa. É mentalmente lento, firme, sombrio e sentimental com tendência a ser materialista. É extremamente Kapha ficar a remoer pensamentos durante muito tempo antes de tomar uma decisão. Respeita os sentimentos das outras pessoas (com relação às quais sente uma genuína empatia). Busca conforto emocional na comida. Tem movimentos graciosos, olhos lânguidos e um andar deslizante, mesmo quando gordo. Quando em desequilíbrio, surgem problemas respiratórios de todos os tipos, letargia e dores lombares. Enfraquecimento da digestão, podendo esta ficar mais lenta ou pesada, a congestão dos seios nasais, dores de cabeça devido à sinusite, diminuição do olfato e insensibilidade geral dos sentidos, o enfraquecimento das papilas gustativas e das glândulas salivares. Quando o paladar enfraquece, o corpo fica mais sujeito a outros problemas de Kapha como a obesidade, alergia aos alimentos, congestão das membranas mucosas e diabetes. Podem surgir articulações fracas, doloridas ou com líquidos. Quando o Vata está em excesso seca as articulações e provoca a artrite. Quando o Pitta está em excesso, aquece e inflama as articulações, causando sintomas de reumatismo

CARACTERÍSTICAS DOS BI-DOSHAS

 

PITTA-VATA OU VATA-PITTA

 

A composição desse biotipo gera, em comum, o atributo “leve”, que se reflete física, mental e espiritualmente. O tipo Pitta-Vata é muito admirado pela sociedade moderna, pois combina a criatividade do Vata com o poder de realização do Pitta. São profissionais eficientes e criativos, indivíduos adaptáveis e comunicativos. São pessoas amistosas e falantes, mas bem mais decididas do que quem é um puro Vata. O intelecto também é mais focado e aguçado. Elas têm maior energia, eliminação mais regular e circulação rápida. Toleram melhor o frio e são menos sensíveis às mudanças do ambiente. Porém, podem ser muito sensíveis e não estar preparados para a “frente da batalha”. Os movimentos são rápidos e enérgicos.

Aceitam desafios e enfrentam os problemas com entusiasmo e, algumas vezes, até com agressividade. Muitas vezes, acumulam as características do medo e da raiva dos dois doshas ao mesmo tempo.

As terapias de consciência corporal são muito benéficas para esse biótipo, que pode sofrer de aspereza, falta de afeto, falta de nutrição (doces). É preciso incrementar os elementos terra e água.

 

PITTA-KAPHA OU KAPHA-PITTA

 

A composição desse biótipo gera o atributo “oleoso”, que se reflete física, mental e espiritualmente. Os indivíduos dessa constituição agem intensamente como o Pitta e apresentam estrutura física sólida como o Kapha. São mais musculosos do que os tipos Pitta-Vata. Têm corpo adequado à prática de esportes, pois combinam a energia do Pitta com a resistência e esforço do Kapha. Não gostam de pular refeições e geralmente gozam de boa saúde. Mesclam a estabilidade de Kapha e a força de Pitta, com tendência a julgar, criticar e acumular raiva. Têm grande energia.

O Pitta tem uma relação de prazer e afeto com a comida. Ele usa a comida como símbolo de comemoração e agrada os outros através dela. O cômodo mais social da sua casa é a cozinha (bem organizada, bonita e eficiente). O Kapha encontra consolo emocional na comida e, ao menor sinal de possibilidade de perda, reserva o máximo de energia. É retentor, pegajoso e “gruda” afetivamente. Essa combinação pode ser perigosa e gerar compulsão pela comida, sobrepeso e todas as suas conseqüências. É fundamental reduzir o óleo na alimentação e ter cuidados redobrados na primavera/verão.

O Kapha precisa aprender a deixar a vida fluir, sem grandes apegos. Já o Pitta precisa aprender a ser flexível, que o mundo não precisa dele e dos seus métodos pra acontecer.

Esse biotipo tenta controlar os outros por meio da simpatia, pode se tornar possessivo, não diz não para não desagradar e correr o risco de perder as relações e pode fazer falsa caridade.

 

KAPHA-VATA OU VATA-KAPHA

 

O Kapha é pesado, estável, oleoso e paciente enquanto o Vata é leve, instável, ressecado e ansioso. A combinação desses atributos é a mais contraditória de todas. A composição desse biótipo gera, em comum, o atributo “frio”, que se reflete física e psicologicamente.

A tendência à instabilidade e explosões do Vata é reduzida pela estabilidade do Kapha. Não são pessoas com sobrepeso como o tipo Kapha puro, mas são mais fortes e resistentes fisicamente do que o tipo predominantemente Vata. A somatória do frio de Vata e Kapha determina uma intolerância às baixas temperaturas e uma tendência ao resfriamento do organismo (afetando o sistema respiratório, por exemplo). A presença do Vata, ainda que secundariamente, pode trazer instabilidade física e psicológica, como digestão fraca e confusão emocional.

bottom of page